BOTIJA (2015)


baseado numa história real que se passa em fortaleza 1965

Produzido por: Josenildo Nascimento e Gislândia Barros

Direção: Josenildo Nascimento

Direção de arte: Gislândia Barros

Gênero: suspense / comedia

Aprox 65min - 



SINOPSE
Marlene (Vitória Kayane) recebe um caixão de dinheiro de uma alma penada que está enterrado na despensa de sua casa. Seu pai, João Ourives (Paulo Roberto), suspeita que Marlene tentou roubar os suprimentos guardados lá e ameaça dar uma surra na menina. Ela, porém, conta pra ele sobre a Botija que recebeu e este, ganancioso, logo se prepara para cavar o local. Ao lado de sua esposa, dona Quinô (Leuda Ferreira) e contando com a ajuda de seu fiel compadre, Juarez (Edson Oliveira), Seu João está prestes a desvendar se Marlene está ou não mentindo.

Botija é um filme que foi produzido de forma totalmente independente. É uma iniciativa de JOSENILDO NASCIMENTO e GISLÂNDIA BARROS, que desde 2008 produzem filmes na comunidade do BOM JARDIM, periferia de Fortaleza/CE. Recursos como: alimentação, transporte, locação, trilha sonora e edição foram conseguidos por meio de parcerias. Por exemplo, a trilha sonora principal do BOTIJA, a música Quinô dos meus amô, cuja melodia e letra é de autoria de João Ourives, avô do diretor, ganhou a interpretação de GIORDANO BRUNO, que deu vida a esta composição com seu incomparável talento. A outra música,  Os Patin das alagoa, com a voz de GIULIA RAMILLE e arranjos de Giordano Bruno, assim como a primeira, foi gravada no estúdio de Stênio Gonsalves, por meio da parceria com a COMOV que facilitou o diálogo com a gravadora. O transporte foi conseguido por meio da parceria com o INEC - Instituto Nordeste e Cidadania - que cedeu sua combi por duas vezes, o que barateou as indas e vidas dos atores para os locais de gravação. A edição do filme foi feita na casa de um amigo que dispunha de um bom computador para edição. Outros que também se implicaram nessa realização foram: Espaço ekobé (colchonetes), Supermercado São Francisco, Donna Evely - Moda Feminina, e Ponto de Cultura Espaço Jovem de Barreira/CE. 

As duas principais trilhas do filme, são de autoria de João Ourives,, que faleceu em 1985. Estas, foram eternizadas por sua Filha, MARLENE FERREIRA (mãe do diretor), em quem foi inspirada a trama da história. Botija é um filme baseado num dos episódios da vida de Marlene e leva consigo todos os outros personagens que também fazem parte da trama: Dona Quinô (mãe de Marlene), Seu Juarez (melhor amigo do seu João Ourives), Helena e Liduína (irmãs de Marlene), Seu Chico Marinheiro e outros. 

O grande desafio para realização desta obra cinematográfica foi sem dúvidas, produzir um filme de época com menos de cinco mil reais. E o gasto maior foi para comprar a câmera, a lente, o microfone, o gravador e pagar alguns fretes. Se já tivéssemos esse material em mãos, teríamos gasto menos que dois mil reais para realização desta obra.
Botija é uma produção diferente das obras anteriores realizadas pelos produtores fortalezenses. Por exemplo: O INFERNO É AQUI foi um filme, cujo gasto não passou de cem reais enquanto que,  APENAS DETALHES,  não custou mais que 30 reais. Já Botija, foi necessário fazer certo investimento. 

DEPOIS DE PRONTO

O lançamento do BOTIJA aconteceu no Cine São Luiz, em Fortaleza. Contamos com muitos convidados e moradores do Grande Bom Jardim que vieram prestigiar a obra. Muitos destes, por sua vez, entraram no cinema pela primeira vez e saíram de lá maravilhados, se perguntando quando retornariam ali outra vez. 

Outros lançamentos foram realizados na comunidade, como no CENTRO BOM MIX, no mês de outubro deste ano. A casa lotou e muitos elogios à produção marcaram àquela noite. Outras exibições foram realizadas em localidades como: Jaboti e Beberibe e em algumas escolas do bairro do Bom Jardim. Novas exibições serão feitas ainda neste ano e no próximo. 

DETALHES DA PRODUÇÃO

Acesse os links abaixo:

ERROS DE GRAVAÇÃO
MAKING OF
TRAILER
Estreia no Cine São Luiz 
Assista ao FILME