O INFERNO È AQUI (2009)
Gênero: Terror;
Escrito por: Josenildo Nascimento;
Direção de: Gislândia Barros e Josenildo Nascimento;
Com: Maria Abreu, Gislândia Barros e Paulo Roberto.

Sinopse: Uma clínica afastada da cidade recebe pacientes com doenças inexplicáveis para a medicina. Mas os pacientes começam a ser assassinados. Então, Mallone (Josenildo Nascimento), o diretor da clínica e Valéria (Gislândia Barros), a enfermeira, logo suspeitam do zelador, Valdemór (Paulo Roberto) . Algo sobrenatural e demoníaco pode está por detrás disso tudo e não vai demorar muito para que todos percebam que estão num verdadeiro inferno.

O desejo de produzir um filme não vem de hoje. Josenildo Nascimento desde adolescente vem sonhando com esse dia. O gosto pela arte começou na infância, aos dez anos, quando começou a produzir histórias em quadrinhos com seu colegas. Dentre as muitas brincadeiras que inventava, como o circo de lona de plástico costurada com chave de abrir carne enlatada, a agência de detetives, a academia de polícia, onde seus amigos levaram uma baita surra dos meninos da rua, o carrinho de pipoca e A FÁBRICA DE QUADRINHOS. Dessa fábrica só restou JOSENILDO NASCIMENTO. Todo mundo precisa de um empurrãozinho e ele foi incentivado por um bêbado, conhecido como chinês, morador do bairro, que leu o primeiro gibi do Josenildo. A historinha era o episódio do Rambo I, quando ele havia passado pela primeira vez na TV. "Eu fiquei todo empolgado, pois um adulto leu meu trabalho. Talvez ele nem tivesse lido, por estar bêbado, mas valeu (Josenildo)."  Depois daí, Josenildo nunca mais parou de fazer quadrinhos e por esse  motivo ficou conhecido na escola onde estudava. 

Mas por quê falar de HQs se o assunto é cinema?

Bem, é aí que tá. Quando Josenildo resolveu escrever seu primeiro filme, não tinha experiência nenhuma com cinema. Mas seu conhecimento com os quadrinhos o ajudou muito. 

"Os quadrinhos me deram o norte de que eu precisava. Por exemplo, cada quadrinho contém uma determinada cena, estática, mas que possui um cenário, personagens e balões de fala onde os argumentos sãos dispostos e distribuídos em quadros diferentes. Nos quadrinhos o segredo é não cansar o leitor com planos repetidos e distribuir os planos e os diálogos no momento certo. Bem, no cinema concluí que a lógica era a mesma e que a única diferença era que  as imagens eram dinâmicas. Ou seja, se em uma historinha eu tenho três quadros com planos diferentes com diálogos alocados em cada um deles, com uma câmera eu posso fazer a mesma coisa, posso ter três planos distintos com argumentos bem distribuídos. Em fim, foi isso que eu fiz. (Josenildo)"

COMO FOI A PRODUÇÃO DO INFERNO É AQUI

"Para começar precisávamos de uma câmera, luzes, cenário, efeito especial para cenas sangrentas, atores e uma série de outros elementos que foram surgindo ao longo da pré-produção (Josenildo)". 
Em 2008, Josenildo Nascimento escreveu o roteiro A FERA E A BELA DORMINHOCA. Apresentou o texto a  Gislândia Barros -  na época apenas sua amiga - e após longo trabalho de pré-produção e criação de storyboard,concluíram que era inviável produzir um filme de conto de fadas. Eles não desistiram e mesmo ouvindo de algumas pessoas que isso era loucura, criancice e que nunca daria certo, concluíram o projeto de pré-produção do novo roteiro escrito por Josenildo Nascimento: O INFERNO É AQUI. Essa sim, seria uma produção muito barata. E de fato o foi. Gastamos com esse filme aproximadamente  R$100,00 com a compra de fitas VHS, mel caro para fazer sangue e lanches. Conseguimos gravar num espaço cedido pelo Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, a câmera conseguimos emprestada, as luzes também foram emprestadas e todos os atores trabalharam sem ganhar nada. A trilha sonora foi tirada de um CD Room que Josenildo trouxe da sua Faculdade que continha músicas freeware. 
As filmagens aconteceram nas madrugadas de sábado e a primeira do dia de finados em 2 de novembro de 2008.
Quase que tudo foi por água abaixo. Como Josenildo teve contato pela primeira vez com uma câmera - que inclusive era um equipamento antigo que gravava em Fitas VHS - ele esqueceu de tirar a data e hora que a máquina exibia durante as filmagens. No dia seguinte todas as imagens continham data e hora de gravação. NOITE PERDIDA.  Com dificuldade, Josenildo teve coragem de contar pra turma e retomaram o trabalho no sábado seguinte. Deu tudo certo desta vez. Em janeiro de 2009 o filme estava pronto. 

PÓS-PRODUÇÃO

 O lançamento do O INFERNO É AQUI foi em 25 de abril de 2009 no Ponto de Cultura Casa AME e também foi exibido no Centro Cultural do Bom Jardim e Centro BOM MIX. meses depois. Pela primeira vez, Josenildo tentou ver se o filme seria aceito pela comunidade. Criou coragem e deixou locado na locadora de sua mãe. De certo. O filme foi muito locado. Depois disso, foi mais além, testou em outra locadora. O resultado foi surpreendente. O filme estava sempre reservado e as pessoas aceitaram o material.  "Fizemos um banner que pagamos do próprio bolso e deixávamos na locadora pra chamar a atenção do público."

Agora me 2015, o filme voltou a ser exibido no Centro Bom Mix junto com o APENAS DETALHES.

TRAILER
ERROS DE GRAVAÇÃO
O INFERNO É AQUI - PARTE 1
O INFERNO É AQUI - PARTE 2
O INFERNO É AQUI - FINAL